A retinopatia diabética é uma complicação que ocorre em razão do excesso de glicose no sangue, que acaba danificando os vasos sanguíneos dentro da retina. Ela pode surgir sem que seja percebida, mas com o tempo vai danificando a visão, podendo até causar cegueira.
Importante ficar atento as quatro fases da doença:
1. Fase Inicial
Caracterizada pelos microaneurismas, pequenas áreas de dilatação dos vasos sanguíneos da retina.
2. Fase Moderada
Quando inicia o bloqueio de alguns vasos sanguíneos.
3. Fase Severa
Muitos vasos sanguíneos são bloqueados e várias regiões da retina param de receber sangue e, em consequência disso, ficam sem o oxigênio necessário. Elas enviam sinais ao corpo para formar novos vasos.
4. Retinopatia Proliferativa
A fase mais avançada, onde a retina envia sinais pedindo a melhor circulação de sangue, o que provoca a proliferação de vasos sanguíneos de maneira invasiva e não natural.
Estes vasos sanguíneos que surgem de maneira invasiva acabam crescendo em partes importantes dos olhos e prejudicando a nossa saúde ocular, podendo ocasionar perda de visão.
Para evitar a retinopatia diabética importante manter os níveis glicêmicos regulados! Bons níveis de pressão arterial e das taxas de colesterol também não essenciais. E não se esqueça: todo paciente com diabetes tipo 1 ou 2 deve fazer o exame do fundo de olho pelo menos uma vez por ano.
Comments