As cirurgias oftalmológicas requerem muita precisão, pois o tecido ocular é extremamente delicado. Por conta disso, os microscópios cirúrgicos são os instrumentos mais valiosos para cirurgias nos olhos.
Os microscópios cirúrgicos oftalmológicos mostram detalhes micro-anatômicos que permitem ao oftalmologista realizar manobras precisas. Eles são utilizados desde o diagnóstico de problemas até em cirurgias mais complexas. Cada procedimento necessita de equipamentos específicos, portanto, existem diferentes modelos de microscópios, que vão ser utilizados conforme o diagnóstico do paciente. Veja alguns problemas nos quais são utilizados:
Cirurgias de segmento anterior
O segmento anterior se estende do interior da córnea até a superfície frontal do cristalino. Nos procedimentos de segmento anterior, os cirurgiões contam com o reflexo vermelho, pois ele fornece o contraste ideal para visualizar a cápsula posterior, lentes e estrutura da câmara anterior. Entre os procedimentos que este segmento pode necessitar estão:
Cirurgia de catarata
Cirurgia de refração
Cirurgia de glaucoma
Cirurgia córnea
Cirurgia ocular a laser
Cirurgias de segmento posterior (cirurgia vitro-retiniana)
O segmento posterior é a parte onde se encontra o humor vítreo, a retina, o coróide e o nervo óptico. Ao realizar uma cirurgia posterior, o cirurgião precisa ver claramente através do vítreo para visualizar toda a estrutura da retina, sem ajuste frequente do foco. Veja alguns tipos de procedimentos neste segmento:
Vitrectomia
Reparo de deslocamento de retina
Reparo de furo macular
Cirurgia de maculopatia
Esclerectomia posterior
Neurotomia óptica radial
Cirurgia de translocação macular
A Leica Microsystems oferece diversas soluções em microscopia oftalmológica de última geração, que auxiliam os cirurgiões oftalmológicos a obter o resultado ideal para o paciente na cirurgia ocular anterior e posterior.
Kommentare