Você já passou por um descolamento de retina e agora precisa operar a catarata? Você pode, mas desde que seja feito um acompanhamento com um especialista em retina, já que existe risco de novo descolamento.
Este profissional precisa avaliar a sua periferia retiniana para ver a necessidade de um tratamento preventivo. Se possível, ele pode acompanhar a operação e o pós-operatório.
Catarata
A catarata é uma doença caracterizada por tornar opaco o cristalino do olho e comprometer a visão. O cristalino é como uma lente, que tem a função de permitir a visão nítida, o que é impedido em pessoas com catarata.
Quem tem este problema acaba ficando com a visão embaçada, como se houvesse uma névoa diante dos olhos. Os sintomas costumam começar em um dos olhos, mas mais tarde aparece no outro e pode até mesmo levar à cegueira.
Felizmente o problema pode ser revertido com uma cirurgia. Esta cirurgia é rápida e simples, realizada com anestesia local. Nela, o oftalmologista substitui o cristalino por uma lente artificial que corrige o problema na visão. O procedimento é feito através da técnica da facoemulsificação, que consiste em triturar e aspirar o cristalino com catarata.
Comentarios