Por ser uma doença que muitos já tiveram contato, a conjuntivite parece ser entendida de maneira total pela população. Porém, algumas dúvidas são comuns na chegada ao consultório. O objetivo deste post é informar sobre a doença para que as dúvidas iniciais sejam respondidas.
Mas lembre-se: sempre consulte seu oftalmologista para problemas nos olhos.
O que é?
A conjuntivite é um processo inflamatório que atinge a conjuntiva, uma membrana do nosso olho. Ela é uma membrana fina e transparente que tem como função revestir a área branca dos nossos olhos, ou seja, a parte interior das pálpebras e a frente do globo ocular.
Quanto tempo dura?
Ela não costuma ultrapassar o tempo de duas semanas e geralmente ataca os dois olhos. Seu tipo mais comum é infeccioso, o que torna normal que a pessoa ao coçar um olho, possa passar para o outro. Para saber mais sobre os tipos de conjuntivite leia este post.
Quais são os principais sintomas?
Vermelhidão, coceira, ardência, olhos inchados e secreção ocular.
Podem acontecer complicações?
São raras e geralmente associadas a fatores específicos. Mas é importante ficar de olho!
Elas podem ocorrer tanto por causa de tratamentos incorretos como por falta de tratamento. Para casos mais severos pode ocorrer úlcera de córnea e a Ceratite.
Como é feito o tratamento?
Depende de cada caso, que sempre deve ser avaliado por um oftalmologista. Mas o tratamento pode ser com colírios, antibióticos e até mesmo antialérgicos.
Comentários