A transformação da Cirurgia Ocular, em 3 décadas, foi mais rápida que a mudança de mentalidade. A memória dos métodos cirúrgicos antigos ainda existe, e justifica os medos de se submeter a uma cirurgia nos olhos.
No entanto, quando entramos no "Novo Mundo Cirúrgico" da Oftalmologia, nos deparamos com muitas mudanças.
.
O que presenciamos nesses anos:
.
1. Evolução da Cirurgia de Catarata
A rotina da cirurgia de catarata passou por uma grande transformação dos ultimos anos. Hoje a cirurgia é segura, indolor e apresenta resultados previsiveis de melhora da visão. Entre detectar a catarata e agendar a cirurgia é um processo fácil e rápido.
.
2. Novos Métodos Anestésicos
A anestesia é local, podendo ser feita com uma pequena aplicação local e colírios. São cirurgias de pequeno porte anestésico, com minimo tempo de recuperação.
.
3. Centros Cirúrgicos Ambulatoriais (montados fora de hospitais)
Apesar da realização de cirurgias oculares em hospitais gerais ainda ser uma prática, esses procedimentos podem ser feitos em centros cirurgicos dedicados a oftamologia e sem necessitar ingresso em hospitais. A Gramado Clinica de Olhos opera em centro cirurgico proprio, oferecendo segurança, agilidade e qualidade em todas as suas cirurgias.
.
4. Cirurgia sem internação
A maioria das cirurgias, atualmente, pode ser feita com reserva de um turno, para conforto de pacientes e equipe médica. Na média, são poucas horas entre ingressar na clinica e estar pronto a retornar a sua casa.
.
5. Procedimentos combinados
Em algumas situações em que é necessário indicar mais de uma Cirurgia ocular, essas podem ser feitas em um tempo unico, de acordo com cada situação. Exemplo são: a combinação de cirurgia de catarata com tratamento anti-angiogênico ou cirurgia de catarata com tratamento cirurgico de retina.
.
6. Melhora do controle clinico de doenças crônicas
Tratamentos de doenças como Hipertensão Arterial, Arritmias Cardiacas, Diabetes, evoluiram, melhorando muito a possibilidade de se realizar cirurgias oculares com segurança e obtendo melhores resultados.
.
7. Evolução das lentes intra-oculares
As lentes implantadas dentro dos olhos, desde o final dos anos 80 e inicio dos 90 (quando começaram a ser disponibilizadas) passaram por uma revolução tecnologica. Apesar de ainda existirem lentes mais simples a disposição (e mais acessíveis), temos, atualmente, lentes de alta tecnologia, que podem até mesmo eliminar uso de óculos
.
8. Evolução da Biometria
Os métodos de cálculo de implantes oculares, como fórmulas e medidas, evoluiram muito. A precisão mudou sensivelmente e trouxe segurança na indicação dessas cirurgias.
.
9. Evolução dos Lasers
Lasers usados em Oftalmologia reduziram potencias necessárias para tratamento e aumentaram precisão e qualidade
.
10. Criação de "Pacotes Cirúrgicos"
A maioria das cirurgias já é ajustada dentro de um cálculo prévio que envolve: 1) Insumos e taxas de estrutura de Centro Cirurgico; 2) Honorários; 3) Custos de Anestesia; 4) Custos de Implantes ou materiais especiais; 5) Revisão Pós-operatória. A partir desse conceito, todos os procedimentos tem orçamento previo. Ajustes ou procedimentos complementares são sempre adequados a cada situação.
.
11. Cobertura convênios
Os convenios oferecem cobertura da maioria dos procedimentos oculares atualmente, o que os torna mais acessiveis.
.
12. Facilidade dos métodos de pagamento de procedimentos particulares
Quando o procedimento é realizado de forma particular, existe flexibilidade nos formatos de pagamento. Sempre estamos a disposição para possiveis ajustes.
Comments