top of page
Buscar
Foto do escritorrodrigo pazetto

5 dúvidas sobre descolamento de retina


Já expliquei em um post aqui no nosso blog mais detalhadamente o que é retina e qual a sua função. Ela é uma película fina que capta os estímulos luminosos que atravessam a córnea e o cristalino, transmitindo-os ao nervo óptico e formando as imagens no nosso cérebro. Esta parte do olho não possui nenhum elemento de fixação especial que a prenda ao globo ocular, é o vítreo que a mantém na posição anatomicamente adequada.



O que é o vítreo?

Uma substância gelatinosa e transparente, situada entre a retina e o cristalino. Ou seja, a retina fica em contato com outras estruturas que lhe garantem suporte e nutrição.


Mas afinal, o que é o descolamento é retina?

Uma alteração caracterizada pelo desprendimento dessa estrutura da superfície interna do globo ocular. Essa separação acaba interrompendo o fornecimento de nutrientes e promove uma degeneração celular.


Quais são as causas deste descolamento?

Podem ser provocados por uma ruptura por onde penetra o vítreo que se deposita entre a camada da retina onde estão os fotorreceptores e a camada onde se localizam os vasos sanguíneos que lhe fornecem nutrientes, chamado descolamento regmatogênito. Uma segunda possibilidade é por tração ou repuxamento na região da retina onde se formaram aderências em virtude de alterações no vítreo, que se torna mais fluido com o passar da idade, este é chamado descolamento não regmatogênito ou tracional. Podem também ser provocados por tumores ou doenças inflamatórias que favorecem o acúmulo do fluido sob a retina, chamado descolamento exsudativo.


Quais são os principais fatores de risco?

Os descolamentos costumam ser mais frequentes depois dos 40 anos, mas podem acontecer em qualquer idade. alto grau de miopia, cirurgia anterior de catarata, glaucoma, trauma nos olhos, na face ou na cabeça, diabetes descompensado, tumores, processos inflamatórios, história familiar da doença e degeneração do vítreo própria do envelhecimento também são fatores de risco a serem considerados.


E quais são os principais sintomas?

Não existe dor, mas você pode sentira: visão turva e embaçada, sombra central ou periférica, flashes luminoso e a sensação de insetos voando diante dos olhos. A perda total da visão pode ocorrer em casos mais graves.


12 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page